Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
 
 
Ver Ensaio de
Antonio Aguillar

O “Espaço La Costa” de fotojornalismo é uma homenagem póstuma ao repórter fotográfico Luiz Antônio da Costa brutalmente morto a tiros, em julho de 2003, enquanto trabalhava. A homenagem, além de celebrar a memória do colega assassinado, abre espaço para a exposição do trabalho de fotojornalistas.

Para os amigos, Luiz Antônio da Costa era o La Costa. Nascido em Borda da Mata (MG) tinha apenas 36 anos. O jornalista trabalhou no jornal "O Estado de S.Paulo"; morou nove anos no Japão com a família, onde desenvolveu trabalho sobre a cultura milenar japonesa e atuou na revista ÉPOCA durante cinco anos. Deixou esposa e dois filhos pequenos.

O “Espaço La Costa” foi inaugurado com uma exposição do trabalho da fotojornalista Su Stathopoulos. Agora “O Jornalista” apresenta a exposição “São Paulo – Anos 50”, do fotojornalista, radialista e comunicador Antonio Aguillar. Com a exposição de Aguillar, “O Jornalista” presta uma homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo.

Antonio Aguillar começou com fotografia há mais de 50 anos. Nascido em 1929, em São José do Rio Preto (SP), já na adolescência trabalhou em um estúdio fotográfico em sua cidade natal. Em 1948 mudou-se para São Paulo trazendo na bagagem uma máquina tipo fole. Dois anos depois entrou para o jornal “O Estado de S.Paulo”, por concurso, onde trabalhou como repórter fotográfico até 1960. A presente exposição é uma pequena amostra do acervo deste período.

Mas a fotografia não é a única paixão de Aguillar, que além de ser um dos marcos da fotografia paulista tem em seu currículo outras proezas. Em 1960 ele foi para o rádio e depois para a televisão, onde ganhou grande destaque como apresentador de programas ao vivo. Trabalhou por 20 anos na Rede Globo de Televisão e foi responsável pela projeção de muitos astros e estrelas, tais como: Roberto Carlos, Sergio Reis, The Jordans, The Jet Blacks, The Clevers “Os incríveis”, Jean Carlo, Marcos Roberto, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Eduardo Araújo, Os Vips, George Freedman, Paulo Sergio , Carlos Gonzaga e muitos outros. Antonio Aguillar é uma brasa, mora!

   
   
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções