A Delegacia Regional do Vale do Sinos, do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, promove na próxima segunda-feira, (02/05), mais uma edição do ‘Bate-papo Jornalístico’, com a presença do fotógrafo e antropólogo baiano Rogério Ferrari. A promoção é aberta a jornalistas, estudantes e comunidade em geral e ocorre às 12h00 na Cantina Capri, Rua Ivo Afonso, 325, Bairro Fião – São Leopoldo (RS).
O fotógrafo baiano Rogério Ferrari, 40 anos, registrou vários acontecimentos históricos, tais como: a Revolução Sandinista, na Nicarágua, a queda do muro de Berlim, na Alemanha, a crise dos balseiros, em Cuba, a Rebelião Zapatista, no México, e a crise no Oriente Médio. Neste último trabalho, realizado em 2002, ficou hospedado por quatro meses na casa de uma família palestina, onde documentou imagens com extrema expressão e sensibilidade sobre a emoção e dificuldades vividas pela população residente nos chamados territórios ocupados.
A viagem de quatro meses que o fotógrafo fez à Palestina, onde percorreu os campos de refugiados e os territórios ocupados pelo Exército de Israel, resultou em um livro. As 77 fotografias em preto e branco refletem a indignação, angústia e a tristeza desse povo que já sofreu tantas perdas.



O trabalho que traduz a versão dos palestinos para o conflito resultou no livro "Palestina – A Eloqüência do Sangue" , com 168 páginas, 78 fotografias em preto-e-branco. O lançamento do livro no RS ocorreu na última sexta-feira (29 de abril), na Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre), juntamente com uma exposição de 30 fotos. A mostra fica em cartaz até o dia 22 de maio.