Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
27/06/2005
Criminosos equivocados
 

Os agressores da equipe da TV Globo, que realizava uma reportagem na noite de 21 de junho, no Centro de São Paulo, têm que ser exemplarmente punidos. O lamentável episódio, que já tem inclusive repercussão internacional, não pode ficar impune. O crime revelou que os equivocados agressores confundem linha editorial de uma empresa de comunicação com seus trabalhadores. O equívoco dos agressores foi tão grande, que acabaram ferindo justamente um diretor do Sindicato dos Radialistas de São Paulo: o assistente, Marçal Araújo, que fraturou o maxilar, foi hospitalizado e sofreu uma cirurgia na face.

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo declarou que "o episódio chama também a atenção para o fato de que jornalistas e radialistas, na qualidade de trabalhadores, não podem ser igualados e confundidos com a empresa para a qual trabalham. O direito de setores da população de se oporem a linha editorial de determinados veículos de informação não pode se confundir com a agressão aos direitos do exercício profissional, nem com a violência que visa suprimir a pluralidade democrática."

"Situações de agressão e violência como essas, contra profissionais da imprensa, vêm aumentando nos últimos anos e causando grande preocupação aos trabalhadores. A violência contra os profissionais se caracteriza como um atentado à liberdade de imprensa e à cidadania, pois, ao impedir o exercício profissional, pretende, na verdade, impedir a livre circulação da informação na sociedade", declarou Fred Ghedini, presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Para Ghedini, "casos como esse devem ser punidos de forma exemplar pelas autoridades para que a população tenha a certeza de que seu direito à informação, ao exercício profissional e a liberdade estão garantidos."

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo exige das autoridades a apuração e a punição dos culpados e que a empresa cumpra seu dever de dar assistência, inclusive jurídica e médica, aos seus trabalhadores agredidos.

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções