A Fundação Padre Anchieta, mantenedora das rádios e TV Cultura, assumiu nesta quarta-feira, (20/07), diante de auditores fiscais da Subdelegacia Regional do Trabalho-SP (DRT) Oeste e do diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Eureni Pereira, o compromisso de regularizar até a próxima segunda-feira, (25/07), o registro dos profissionais que atuam como pessoas jurídicas e por meio de cooperativas de trabalho em sua redação. Entre os profissionais irregulares, aproximadamente uma centena, estão jornalistas, radialistas e trabalhadores de outras categorias profissionais.
Outras empresas de comunicação, localizadas na Zona Oeste da cidade de São Paulo, também sofreram fiscalização da Delegacia Regional do Trabalho. Entre elas a Isto é Online, Três Editorial (Editora Três), Jornal Nosso Bairro e Jornal da Gente.
Editora Três é multada
A Editora Três foi multada por manter em seus quadros 33 profissionais sem registro profissional. A mesma empresa já havia sido multada, em março último, quando foram encontrados 19 funcionários em condição irregular de trabalho, oito dos quais veiculados à Editora via pessoa jurídica. A multa aplicada foi de R$ 402,00 por trabalhador sem registro, totalizando R$ 13.266,00.
Fonte: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo