Luiz Gushiken não é mais o secretário de Comunicação do governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferiu o ex-secretário de Comunicação, que tinha status de ministro, para o chamado Núcleo de Assuntos Estratégicos na Presidência onde passará a ter a função de assessor especial.
O presidente anunciou que tanto a Secretaria de Comunicação quanto a de Diretos Humanos ficarão subordinadas à Secretaria Geral da Presidência da República, sob o comando de Luiz Dulci, e que o Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAI), que passará para Gushiken, será transformado em um órgão de assessoria da Presidência da República.
Luiz Gushiken foi presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), de 1988 a 1990, e coordenou duas campanhas derrotadas de Lula à presidência da República. Dias atrás, Gushiken teria colocado o cargo à disposição e comunicado seus auxiliares que sairia do governo, após o forte desgate provocado por reportagens sobre a empresa da qual foi sócio (Globalprev, que assistiu a um salto no faturamento desde que o ex-associado migrou para Brasília), do aumento da publicidade da revista de um cunhado e de sua influência em fundos de pensão.
A poderosa Secretaria de Comunicação é responsável pela coordenação, normatização, supervisão e controle da publicidade e de patrocínios dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal, direta e indireta, e de sociedades sob controle da União.