Lamentamos informar que morreu ontem o jornalista Agileu Gonçalves de Oliveira. Nós do "O Jornalista" perdemos uma referência e um amigo. Agileu exercia atualmente a diretoria da Associação dos Jornalistas Aposentados de São Paulo (AJAESP).
Abaixo reproduzimos a nota oficial do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e da Federação Nacional dos Jornalistas sobre o falecimento do nosso camarada:
"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) comunicam, com pesar, o falecimento do jornalista Agileu Gonçalves de Oliveira, ocorrido em 26 de julho, às 10 horas, de infarto. Sua morte surpreendeu a todos que conviviam diariamente com ele, pois sua atividade constante e infatigável, aos 86 anos – completaria 87 em setembro – era um exemplo de dignidade profissional.
Agileu se fez presente na vida sindical até o último instante como presidente da Ajaesp (Associação dos Jornalistas Aposentados no Estado de São Paulo) e diretor do nosso sindicato. No campo político foi dirigente do PCB.
O respeito e a amizade conquistados por Agileu junto às novas gerações de profissionais, sindicalistas e militantes políticos são a maior prova do seu compromisso, sempre renovado, com a justiça social e a liberdade.
O Sindicato dos Jornalistas, a AJAESP, a FENAJ e todos os que comungam destes ideais sentem-se, neste momento, profundamente consternados com sua morte. A sua atuação jamais será substituída mas, inclusive em respeito à sua memória e exemplo, renovamos seu compromisso de toda uma vida e assumimos a continuidade de seu trabalho incansável na construção de um Brasil mais justo e solidário.
Agileu deixa viúva, um filho, três netos e dois bisnetos. O corpo será velado no Velório do Cemitério São Paulo, Rua Luís Murat, 245. O enterro será hoje, 27 de julho, às 14 horas, no Cemitério São Paulo, no Mausoléu dos Jornalistas, Rua Cardeal Arcoverde, 1217/A, em Pinheiros, São Paulo (SP).