Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
06/08/2005
Favelas do Rio criam Escola Popular de Comunicação Crítica
 

Alguns dos jovens que mais sofrem com as generalizações da mídia brasileira vão agora ter aulas de jornalismo e análise crítica dos meios de comunicação. São os moradores das favelas e bairros cariocas da Maré, Parada do Lucas, Manguinhos, Complexo do Alemão, Jacarezinho, Mangueira e Vigário Geral. Todos terão, a partir de segunda-feira (08), uma Escola Popular de Comunicação Crítica, no bairro de Leopoldina.

A escola é organizada em uma parceria de diversas organizações não-governamentais (ONGs) e outras entidades, como o Observatório de Favelas, o Sindicato dos Jornalistas, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Associação Brasileira de Produtores Independentes. Também fazem parte o grupo AfroReggae, a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ), além do Canal Futura.

O projeto, que conta com financiamento do Ministério da Educação, dará aulas de técnicas de jornalismo. Também serão feitas análises críticas da cobertura da mídia sobre as favelas cariocas. "Esperamos que no fim do curso, os alunos tenham formado uma consciência crítica sobre os meios de comunicação", relata um dos professores e idealizadores da nova escola, Muniz Sodré. "Além disso, a nossa expectativa é de que eles criem ou ampliem iniciativas na comunicação em suas comunidades".

Mas os alunos interessados em participar destas aulas precisam de um perfil bem definido. De acordo com um dos coordenadores do programa, Jailson de Souza e Silva, os interessados devem ter o segundo grau completo e interesse em trabalho comunitário. "Precisamos de estudantes interessados em divulgar as diversidades. Que formulem uma visão diferente dos estereótipos divulgados pela mídia", explica.

As aulas começam no próximo dia 22 e têm a duração de um ano. Os estudantes vão aprender a elaborar jornais, revistas e cartazes. Farão cursos de fotografia e inglês além de programas de rádio e televisão.

Fonte: Agência Brasil

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções