O jornalista Chico Sant"Anna, que até pouco tempo coordenava a divisão de documentários da TV Senado, está de malas prontas para seguir para a França, onde vai concluir seu doutorado em Ciências Da Informação e Comunicação no Centre de Recherches sur l"Action Politique en Europe - Crape, da Universidade de Rennes 1, fundado por Armand Mattelard.
Para os expectadores da TV, Chico Sant"Anna deixa dois documentários prontos e que deverão ter suas exibições programadas para breve. Na série Senado Documento vai ser exibido "Missões Jesuíticas - guerreiros da fé", feito em parceria com o jornalista Deraldo Goulart, que assumiu a Coordenação de Documentários da TV. O documentário faz uma análise dos reflexos da presença dos jesuitas no processo de colonização e na formação da identidade brasileira. O outro documentário foi rodado no Nordeste. "Santeiros do Piauí", que contou com produção de Márcia Torres e Kenard Kruel e fotografia de Elder Miranda, deve vir a ser o documentário de estréia da série Tela Brasil que a TV Senado se prepara para lançar. "Santeiros do Piauí" traz ao público a riqueza dos artesãos da madeira piauiense especializados na produção de arte sacra.
Um terceiro documentário será agora editado e finalizado pelo jornalista Aluízio Oliveira, trata da vida do jornalista e acadêmico Carlos Castello Branco. Chico Sant"Anna e Márcia Torres captaram mais de trinta horas de depoimentos de amigos, familiares, jornalistas, acadêmicos e políticos sobre a vida e a obra de Castelinho, um dos jornalista mais importantes que o Brasil já teve.
E para o mundo acadêmico, Chico deixa o livro "Mídia das Fontes - O difusor do Jornalismo Corporativo", editado de forma independente pela editora Casa das Musas, sob a responsabilidade do professor Luis Martins, da UnB. O livro versa exatamente sobre o tema do doutorado que realiza na França. Ele aborda um fenômeno forte no Brasil que é a criação pelas fontes de seus próprios meios de comunicação de massa, tais como os canais legislativos e do Judiciário de rádio e TV.