Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
30/08/2005
Crime organizado instaura autocensura no México
 

O terror do crime organizado está levando a imprensa mexicana a viver sob autocensura. Os criminosos estão promovendo ataques a jornalistas e a veículos de comunicação, que denunciam as ações criminosas no país. Uma delegação internacional da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) está desde ontem (29), no México, promovendo reuniões com autoridades máximas do país, defendendo que o país tenha normas para que os crimes contra a liberdade de expressão sejam federalizados, que não prescrevam e as penas e punições sejam aumentadas para quem os comete.

A delegação internacional da SIP, encabeçada pelo seu presidente, Alejandro Miró Quesada, já teve audiências com o presidente mexicano, Vicente Fox; com o procurador geral da República, Daniel Cabeza de Vaca; com senadores e juízes do Supremo Tribunal de Justiça. A delegação expressou às autoridades, a preocupação da entidade com o avanço da violência e do crime organizado, que atingem os jornalistas e os veículos de comunicação, particularmente na zona norte do México.

“É necessária uma reação do Estado, já que a violência contra os veículos e jornalistas está levando a imprensa mexicana a uma grave condição de autocensura, que provoca conseqüências ainda mais graves para a cidadania em geral”, afirmou o peruano Miró Quesada.

Situação preocupante

O presidente Fox disse aos representantes da SIP que está preocupado com o problema e garantiu que seu governo está procurando, mediante uma legislação adequada, enfrentar a situação e reforçar as forças policiais para o combate ao crime organizado no país.

O procurador geral da República, Daniel Cabeza de Vaca, disse que o poder executivo já enviou ao Congresso uma iniciativa para reforma da constituição, no que diz respeito aos crimes cometidos contra os direitos humanos e que poderá ser incluída uma cláusula para os crimes contra a liberdade de imprensa e contra os jornalistas.

A delegação da SIP também esteve no Senado, onde existem atualmente 23 propostas de reforma constitucional no tocante aos direitos humanos.

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções