O livro “Negro em Preto e Branco - História Fotográfica da População Negra de Porto Alegre”, organizado pela fotógrafa Irene Santos, com textos e entrevistas das jornalistas Vera Daisy Barcellos e Silvia Abreu, que retrata a contribuição dos negros na construção do desenvolvimento da cidade de Porto Alegre (RS), será lançado no próximo dia 6 de setembro, terça-feira, no Paço Municipal, Praça Montevidéu, 10, centro de Porto Alegre (RS).
O trabalho foi ganhador do Prêmio Fumproarte 2004 - instituído pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre.
Lembranças do fundo do baú
Ao utilizar fotos de famílias negras oriundas dos acervos públicos e particulares, as autoras mostram uma bela riqueza fotográfica que, por longos anos, ficou escondida em caixas e álbuns.
A documentação visual do livro retrata os encontros, as festas familiares, as comemorações, as viagens, as formaturas, as crenças, o Carnaval, o trabalho, enfim, o cotidiano de pessoas
anônimas.
Fotos do século retrasado
A publicação pontua a atuação da comunidade negra na cultura, nos usos e costumes, no esporte e na política da Capital gaúcha, no período que vai de 1850, data dos primeiros registros fotográficos no mundo e término do tráfico de escravos no País, até o início dos anos 80.
Pedidos pela Internet
Interessados em adquirir a obra, com desconto, entrar em contato com: irenesantos@terra.com.br e silvia.marketing@terra.com.br . O livro “Negro em Preto e Branco - História Fotográfica da População Negra de Porto Alegre” será comercializada ao preço de R$ 25,00 nas livrarias. No dia do lançamento, estará à venda no local ao preço promocional de R$ 20,00
As autoras:
Irene Santos é fotógrafa, licenciada em Hístória pela Faculdade de Filosofia da UFRGS. Trabalha com fotografia, criação gráfica e web design.
Vera Daisy Barcellos é jornalista, ativista do Movimento Negro desde a década de 70, tendo em seu currículo a assinatura, como jornalista responsável da Revista Tição, um marco na imprensa alternativa gaúcha e negra. Atualmente é Assessora de Imprensa de Maria Mulher - Organização de Mulheres Negras/RS.
Silvia Abreu é produtora cultural e jornalista profissional, com passagem por diversos veículos de imprensa da Capital e do Interior do Estado.