O documentário Mídia, Poder e Sociedade, dirigido pelo jornalista Aluízio Oliveira, será exibido este domingo (4) na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A produção, da TV Senado, traz entrevistas com jornalistas como Mino Carta, Alberto Dines, Ziraldo, Renata Lo Prete, Franklin Martins, Sidney Basile e Cremilda Medina, nas quais eles tratam das formas de produção da notícia. O documentário também trata dos fatores que influenciam a imprensa, a responsabilidade de quem faz as manchetes e os interesses envolvidos.
O diretor da TV Senado, James Gama, afirmou que a emissora vem incrementando sua produção, tentando demonstrar que os canais públicos de comunicação podem propiciar aos brasileiros uma melhor compreensão do Brasil.
James Gama afirma que, nos próximos meses, serão lançados diversos documentários, tendo por tema as missões gaúchas, os santeiros do Piauí (artesãos que produzem peças de santos em madeira) e personalidades da vida nacional, como o escritor Érico Veríssimo, o antropólogo francês Claude Lévi-Strauss e o colunista político Carlos Castello Branco.
A Sala Cinemateca fina no Largo Senador Raul Cardoso, na Vila Mariana, em São Paulo. Os ingressos custam R$ 8,00.