Resultado da análise de sete edições do Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade serão anunciados no I Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental.
Desde 1999, o Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade – uma iniciativa da Conservação Internacional, da Federação Internacional de Jornalistas Ambientais (IFEJ), do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e da Fundação Biodiversidade do Ministério de Meio Ambiente da Espanha – organizou 39 concursos em dez países. Mais de 1.300 reportagens foram inscritas no Prêmio.
Esse farto material inspirou os organizadores do concurso internacional a realizar uma análise detalhada para avaliar os temas abordados e a perspectiva da cobertura ambiental. "Precisamos melhor compreender o que está sendo escrito pelos jornalistas que cobrem o meio ambiente em alguns dos países mais ricos em biodiversidade", ressalta Haroldo Castro, vice-presidente de comunicação da Conservação Internacional e diretor executivo do concurso. "O diagnóstico identificou algumas tendências importantes, e também surpresas, assim como, por exemplo, o amplo envolvimento dos meios de comunicação que não se concentram nos grandes centros urbanos ou capitais".
Os resultados da análise serão anunciados por Haroldo Castro durante o I Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, no seminário "Jornalismo para o Desenvolvimento", a ser realizado em uma das salas do SESC-Santos.
"Consideramos importante que esses dados, em sua maioria sobre a América Latina, sejam discutidos com jornalistas brasileiros. Um dos objetivos do Congresso é fomentar uma maior interação entre os profissionais do continente, uma vez que nossos desafios são comuns", diz Adalberto Marcondes, da coordenação geral do Congresso. Jornalistas ambientais da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru foram convidados a participar do evento em Santos.
A Conservação Internacional (CI) é uma das ONGs ambientais que apóia essa primeira reunião nacional dos jornalistas ambientais brasileiros. Durante o Congresso, em Santos, a CI participará nas seguintes atividades:
* Oficina "Comunicação Eficiente para ONGs", dia 12/10 (das 13h às 15h30) e dia 14/10 (das 9h às 12h), no Hotel Atlântico, em Santos, SP. Participam Isabela Santos (gerente de comunicação da CI-Brasil) Ana Ligia Scachetti (coordenadora de comunicação da SOS Mata Atlântica) e Silvia Marcuzzo (assessora de comunicação da Rede de ONGs da Mata Atlântica);
* Painel "Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica", dia 13/10 (das 13h30 às 15h30), no SESC-Santos. Participa o biólogo Lucio Bedê (coordenador do programa Mata Atlântica da CI-Brasil), abordando a Mata Atlântica;
* Painel "Produção de Documentários Ambientais", dia 13/10 (das 15h40 às 17h40), no SESC-Santos. Participa Haroldo Castro (vice-presidente de comunicação da CI), apresentando clips de vídeos produzidos pela CI para campanhas ambientais;
* Seminário "Jornalismo para o Desenvolvimento", dia 14/10 (das 13h às 15h), no SESC-Santos. Participa Haroldo Castro, apresentando os resultados do Prêmio de Reportagem;
O Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade foi organizado em 2005 em oito países, recebendo um número recorde de inscrições: 409. No Brasil, o concurso enfoca apenas o bioma Mata Atlântica, porém inclui a categoria Televisão. As inscrições para o concurso 2006 terão início em janeiro próximo. A informação pode ser encontrada no site www.premioreportagem.org.br.
O Primeiro Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental é uma realização da Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais, do Núcleo Paulista de Jornalistas Ambientais, do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul e da Agência Envolverde.