A capital paulista deve ter um jornal diário gratuito no início do próximo ano. Segundo a publicação Meio&Mensagem, o projeto está sendo tocado por um grupo de empresários que procura investidores para viabilizar a operação.
A proposta é inspirada nos títulos do grupo sueco Metro, cujas publicações são gratuitas e estão presentes em diversas capitais da Europa. A empresa chegou a negociar, há poucos meses, um acordo com o Grupo Bandeirantes para lançar por aqui uma publicação grátis, mas tudo indica que não houve evolução.
O novo jornal será distribuído em pontos de grande concentração do público-alvo: os jovens e deve ter tiragem de 150 mil a 200 mil exemplares, com circulação de segunda a sexta-feira. Recentemente, o grupo O Dia lançou no Rio de Janeiro, o Meia-Hora, diário semelhante com preço de capa de R$ 0,50. A expectativa no mercado é de que esse modelo de negócio tome força no próximo ano e que a cidade de São Paulo termine 2006 com dois jornais diários gratuitos.
A cidade de São Paulo já conta com vários semanários gratuitos: os jornais de bairro que são sustentados exclusivamente por anúncios e distribuídos de casa em casa.