Está marcado para ocorrer no próximo dia 26 de outubro, o julgamento dos recursos de agravo de instrumento e de apelação da FENAJ e do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, contra a decisão que derrubou a exigência da formação específica em jornalismo para o exercício da profissão.
O juiz convocado, Manoel Álvares, solicitou a inclusão do processo na pauta, logo depois de a FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas do país terem iniciado uma campanha de telegramas e mensagens eletrônicas solicitando urgência no julgamento dos recursos.
O advogado João Roberto Piza Fontes, que representa a FENAJ e o sindicato paulista neste processo, diz ser "muito importante que tenha sido designada a data para o julgamento" e que aguarda "com serenidade uma decisão favorável do Tribunal".
Como o julgamento é público, a FENAJ e os Sindicatos estão organizando a vinda de dirigentes sindicais dos jornalistas de todo o país para presenciarem a sessão no Tribunal Regional Federal em São Paulo (TRF). Profissionais e estudantes de jornalismo que estiverem em São Paulo no dia 26, também estão sendo convidados a assistir o julgamento.
O recurso impetrado pela FENAJ e pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo para derrubar a decisão da juíza Carla Rister, que suspendeu a obrigatoriedade do diploma de Curso Superior em Jornalismo para a obtenção do registro profissional, tramita há quatro anos no TRF da 3ª Região.
Fonte: Sindicatos dos Jornalistas de SP