Recomeçou hoje, às 12h10, no 1º Tribunal do Júri da capital, o julgamento de Claudino dos Santos Coelho, o Xuxa, sexto acusado da morte do jornalista Tim Lopes. Ontem, o advogado de defesa de Xuxa, Mauricio Neville, pediu que fosse feita a leitura de todo o processo em plenário. O julgamento foi interrompido às 20h45 pelo juiz Fábio Uchôa Montenegro, tendo recomeçado com a continuação da leitura dos autos.
A defesa pediu também que fossem exibidas as fitas de áudio e vídeo sobre a morte de Tim Lopes, o que pode durar cerca de nove horas. O advogado do réu e a promotoria dispensaram todas as testemunhas.
Claudino começou a ser julgado ontem por volta das 15h00. Ele responde pelas acusações de homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e formação de quadrilha. Tim Lopes foi morto no dia 3 de junho de 2002, na Favela da Grota, no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, sob as ordens de Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco.
O 1º Tribunal do Júri do Rio já condenou pelo mesmo crime, Elias Maluco a 28 anos e seis meses de prisão, e os traficantes Cláudio Orlando do Nascimento, o Ratinho; Elizeu Felício de Souza, o Zeu; Reinaldo Amaral de Jesus, o Cadê; e Fernando Sátyro da Silva, o Frei, a 23 anos e seis meses.
Fonte: Tribunal de Justiça do RJ