Os organizadores do I Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental – que será realizado de 12 a 14 de outubro, em Santos (SP), promoverão, durante o evento, a oficina “Comunicação Eficiente para ONGs”. Entre os conceitos a serem esmiuçados estão a importância do planejamento, de uma visão de comunicação integrada, estratégias para o relacionamento com a imprensa, a comunicação com vistas à mobilização, identificação e formação das fontes.
A reflexão será realizada em dois encontros complementares, um no primeiro e outro no último dia do Congresso. O objetivo é abordar questões básicas na primeira oportunidade, dividir os participantes em grupos de trabalho e se reunir novamente no dia 14 de outubro para organizar o trabalho realizado e produzir um documento em conjunto.
O conteúdo e a mediação da oficina está a cargo das coordenadoras de comunicação de duas ONGs e uma rede que congrega cerca de 300 entidades – Isabela Santos, da Conservação Internacional; Ana Ligia Scachetti, da Fundação SOS Mata Atlântica; e Silvia Marcuzzo, da Rede de ONGs da Mata Atlântica. “Nossa intenção é apresentar ferramentas e casos de sucesso, debater experiências e estabelecer um grupo de discussão sobre a comunicação em entidades do Terceiro Setor”, avisam as três jornalistas.
A oficina “Comunicação eficiente para ONGs” será realizada no dia 12 de outubro, das 13h00 às 15h30, e no dia 14 de outubro, das 09h00 às 12h00. Há 100 vagas ao todo e é necessário se inscrever antecipadamente pelo telefone (0xx11) 3673-9241 (com Milene Gonçalves, das 14h00 às 17h30) ou pelo e-mail congressoambiental2005@yahoo.com.br .
Embora o Congresso de Jornalismo aconteça no Sesc Santos, estes encontros específicos serão no Hotel Atlântico (Av. Presidente Wilson, nº 1, Gonzaga). Mais informações e a programação completa do Congresso podem ser obtidas clicando aqui.