A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os Sindicatos dos Jornalistas intensificam a campanha em defesa do diploma e lançam um “Outubro Vermelho dos Jornalistas”. As entidades prometem uma grande manifestação da categoria no próximo dia 26 de outubro, quando o TFR da 3ª Região (SP) julgará, a partir das 14 horas, o recurso da Federação e do Sindicato de São Paulo contra a decisão que suspendeu a exigência do diploma como requisito para o exercício da profissão.
As entidades de classe dos jornalistas recorrem, há quatro anos, buscando revogar a decisão da juíza Carla Rister, que suspendeu em outubro de 2001, a exigência de formação superior em Jornalismo para a obtenção do registro profissional. Desde então, as entidades vêm se empenhando na agilização do julgamento do recurso.
Com a definição do julgamento para 26 de outubro, foi lançada a campanha “Outubro Vermelho”. A FENAJ também está incentivando a categoria a continuar enviando mensagens aos juízes do TRF solicitando decisão pela volta da exigência do diploma.
Na manifestação em São Paulo, no dia do julgamento, as entidades esperam contar com caravanas de todos os Estados, com representantes de cada Sindicato, professores e estudantes de Jornalismo, bem como de representantes de outras entidades da sociedade civil. No dia 26, a FENAJ espera que todos os jornalistas preocupados com a defesa do diploma vistam uma peça de roupa vermelha, a cor da campanha.