O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo apresentou ao Ministério Público do Trabalho, na última terça-feira, denúncias por fraude nas relações de trabalho com os jornalistas contra as seguintes empresas: Rede Bandeirantes; SBT; TV Ômega/Rede TV!; Folha de S. Paulo; Editora Três e Panorama Brasil/DCI.
No final de setembro já haviam sido denunciadas, em Campinas, as empresas do grupo do Jornal da Cidade de Jundiaí por um rol de irregularidades. O Sindicato informa que está preparando denúncias contra outras empresas.
Paralelamente, a entidade vem tentando abrir negociação com várias delas para que estas fixem prazos para se adequarem à legislação.
Rede Record
Em relação à Rede Record, o Sindicato aguardará o contato da diretoria da empresa ainda por alguns dias, uma vez que houve entendimentos iniciais com o presidente Alexandre Raposo para a reversão dos contratos de PJ.
TV Globo
Quanto à TV Globo, já existe uma ação civil pública do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro contra a emissora, de abrangência nacional.