Será julgado, nesta quinta-feira (dia 20 de outubro), Ângelo Ferreira da Silva, o Primo, o sétimo e último acusado de ter participado da morte do jornalista Tim Lopes, em junho de 2002. Assim como os demais réus, ele responde por homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e formação de quadrilha. A presidência do júri será feita pelo juiz Fábio Uchôa e a promotoria está com Viviane Tavares e Patrícia Glioche. A defesa do acusado está a cargo da Defensoria Pública.
Encerra-se assim a ação penal em relação à morte do repórter. O julgamento acontece a partir das 13h00, no 1º Tribunal do Júri na Capital. Dos nove traficantes indiciados no processo, seis foram condenados pelos crimes no 1º Tribunal do Júri: Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, principal acusado (28 anos e seis meses de reclusão); Cláudio Orlando do Nascimento, o Ratinho; Elizeu Felício de Souza, o Zeu; Reinaldo Amaral de Jesus, o Cadê; Fernando Sátyro da Silva, o Frei; e Claudino dos Santos Coelho, o Xuxa (todos a 23 anos e seis meses de prisão cada um). Outros dois já morreram: André da Cruz Barbosa, o André Capeta, e Maurício de Lima Matias, o Boi.
O jornalista Arcanjo Lopes do Nascimento, 51 anos, mais conhecido como Tim Lopes, desapareceu em 2 de junho de 2002, quando fazia uma série de reportagens investigativas para a TV Globo sobre bailes funk financiados pelo tráfico de drogas, na Favela Vila Cruzeiro, na Penha, Zona Norte do Rio.
Fonte: TJRJ