O 30º aniversário do assassinato do jornalista Vladimir Herzog será rememorado com uma série de atividades. A TV Cultura terá uma programação especial para lembrar seu ex-diretor de Jornalismo.
Vale lembrar que a morte de Herzog, em 25 de outubro de 1975, nos porões da ditadura militar, provocou forte reação de setores expressivos da sociedade civil e contribuiu decisivamente para o processo da abertura democrática no País.
Em alusão à data, a TV Cultura vai entrar com links, ao vivo, a partir das 21h00, no Jornal da Cultura e no Jornal da TVE.
Às 22h00, acontece a cerimônia de entrega do 27º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, no Memorial da América Latina.
Depois da premiação será exibido, na TV Cultura, o programa especial Trinta Anos sem Vladimir Herzog. O vídeo com 12 matérias produzidas para o Jornal da Cultura, conta um pouco da vida do jornalista e mostra fatos que aconteceram semanas antes de sua morte nas dependências do DOI-Codi.
Às 22h30, será exibido o show A Presença de Vlado, ao vivo, direto dos estúdios na TV Cultura. Além da apresentação do Ballet Stagium, participam do evento a cantora Maria Rita, o grupo MPB4, o cantor e compositor João Bosco e o instrumentista Yamandú Costa. Durante o show, Paulo Markun e
Rolando Boldrin farão leitura de textos de Herzog.
Às 23h30, Observatório da Imprensa Especial, sob o comando de Alberto Dines, será dedicado integralmente a Herzog.