O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), realiza de 28 a 30 de outubro, em Belo Horizonte (MG), a sua XII Plenária. O evento ocorre em meio a ataques à regulamentação profissional e ao ensino do Jornalismo no Brasil, sem falar na crescente repressão às rádios comunitárias, bem como definições sobre a introdução de novas tecnologia de comunicação sem a participação de todos os setores envolvidos com a questão.
O tema central da XII Plenária do FNDC é “O futuro da digitalização das Comunicações é agora”. O evento será realizado na Av. Álvares Cabral, 1600, bairro Santo Agostinho e terá 24 delegados e 34 observadores. Estarão representadas nove entidades nacionais associadas ao FNDC e nove comitês regionais de seis estados, além de observadores individuais de outros oito estados e de treze entidades independentes.
Veja, a seguir, a programação da XII Plenária
28/10 - sexta-feira
15h00 - 18h00 – Credenciamento
19h30 - 20h00 - Cerimônia de abertura
Participantes: Ministério das Comunicações, FNDC e convidados
20h00 - 22h00 - Painel aberto "As definições cruciais da Lei de Comunicação Eletrônica de Massa e da Tecnologia Digital"
Expositor e debatedores: Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins; Diretor de TV Digital da Fundação CPqD, Ricardo Benetton Martins; Presidente da Associação Brasileira de Televisão Universitária, Gabriel Priolli, e o Coordenador do Laboratório de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília, Murilo César Ramos
Mediação: Federação Nacional dos Jornalistas
29/10 - sábado
09h00 - 11h00 - Painel aberto "Cenários da Democratização da Comunicação no Brasil"
Expositor e debatedores: assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, André Barbosa; Secretário do Congresso Brasileiro de Cinema, Geraldo Veloso; representante da Campanha Ética na TV, Augustino Veit
Mediação: Conselho Federal de Psicologia
11h00 - 12h30 - Teses sobre política de organização e mobilização de entidades nacionais e comitês regionais
14h00 - 16h00 - Teses sobre formação de grupos de estudo e trabalho (GETs) e respectiva definição de atuação nos seguintes temas:
· Legislação e Regulação da Comunicação Social
· Tecnologia Digital e Mudança Social
· Concentração dos Meios e Conglomerados de Mídia
· Alfabetização para a Leitura Crítica da Mídia
· Radiodifusão Pública e Comunicação Comunitária
16h00 - 18h00 - Teses sobre Plano de Lutas do FNDC
18h00 - 19h00 - Teses sobre Política de finanças e estrutura administrativa do FNDC
30/10 - domingo
09h00 - 11h30min - Painel aberto "Radiodifusão Pública"
Expositor e debatedores: Diretor geral da Telesur, Aram Aharonian; Presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci; Vice-presidente da Associação de Rádios Públicas do Brasil, Orlando Guilhon, e representante da Articulação pelo Direito à Comunicação na Sociedade da Informação.
Mediação: Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária
12h45 - 17h00 - Teses sobre atualização do Programa do FNDC baseadas em seus quatro eixos.