Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
26/10/2005
Jornalista piauiense é preso dentro da redação
 

O jornalista piauiense Arimatéia Azevedo foi preso, na manhã desta quarta-feira, dentro da redação que chefia em Teresina, no Piauí. A prisão foi feita pessoalmente pelo secretário de Segurança Pública do Estado, delegado Robert Rios Magalhães. O secretário, que é considerado um desafeto do jornalista, estava acompanhado de dez policiais fortemente armados.

Arimatéia Azevedo é proprietário do site de notícias Portal AZ e escreve diariamente uma coluna política no Jornal O Dia, ambos de Teresina. Pai de quatro filhas, o jornalista foi preso por ordem do juiz da 6ª Vara Criminal, José Bonifácio Júnior, acusado de praticar coação em curso de processo, ou seja, acusado de tentar atrapalhar um processo criminal.

O pedido de prisão do jornalista foi feito pela advogada Audrey Magalhães, que move ação contra o site de notícias.

Arimatéia Azevedo é conhecido em todo o Piauí por suas matérias polêmicas. Desafeto de poderosos, o jornalista foi um dos primeiros a denunciar o crime organizado no Estado, inclusive sendo por duas vezes vítima de atentados.

O Sindicato dos Jornalistas do Piauí considerou que a prisão fere a liberdade de imprensa. O caso já está sendo denunciado às organizações internacionais de proteção aos jornalistas e de defesa da liberdade de imprensa.

O jornalista foi encaminhado para uma das dependências da Secretaria de Segurança Pública. Seus advogados já entraram com pedido de Habeas Corpus. Para eles, Arimatéia não fez qualquer ato preparatório de fuga, não tentou em nenhum momento atrapalhar o bom andamento do processo, tanto que tem audiência de conciliação marcada para o dia 8 de novembro e nenhuma testemunha declarou haver sofrido qualquer ameaça ou coação por parte do jornalista.

Leia o Mandado de Prisão Preventiva:

O DR JOSÉ BONIFÁCIO JÚIOR Juiz de Direito da 6a Vara Criminal desta Cidade e Comarca de Teresina, Capital do Estado do Piauí, por titulo e nomeação legal, etc.
MANDA a qualquer um dos Oficiais de Justiça deste Juízo ou
ao Delegado de Polícia Civil, ao qual este for entregue, que em seu cumprimento, estando por mim devidamente assinado, que prenda(m) e recolha(m) à Cadeia local, à ordem e disposição deste Juízo o(s) INDIVÍDUO(S) JOSÉ DE ARIMATÉIA AZEVEDO, brasileiro, editor chefe do "Portal AZ", com endereço profissional na rua Monsenhor Gil 2698, bairro Ilhotas, que em face dos delitos do art. 344 do CP, 21 e 22 da Lei 5.250/67, onde permanecerá à ordem e disposição, em virtude de nesta data, por despacho deste Juízo, ter sido decretada sua(s) prisão(ões) preventiva(s), nos termos do art. 311, 312, 313,1 do CPP. Dado e passado nesta Cidade de Teresina, aos 26 dias do mês de outubro do ano de 2005.

Dr. José Bonifácio Júnior
Juiz de Direito da 6ª Vara Criminal

Fonte: Portal AZ e jornalistas de Teresina

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções