Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
30/10/2005
Grupo Estado lança FotoRepórter
 

O Grupo Estado lançou, no último sábado (29), o projeto FotoRepórter. Um canal para receber fotos de interesse jornalístico enviadas por qualquer pessoa, através de telefones celulares ou computadores, via e-mail.

A idéia do FotoRepórter nasceu após os atentados de 7 de julho em Londres, quando as imagens registradas por cidadãos comuns em seus telefones móveis inundaram a internet, e a seguir foram estampadas nas páginas dos principais jornais e revistas de todo o mundo.

Pelo projeto, qualquer pessoa,  depois de tirar uma foto com seu celular, pode participar do projeto enviando uma mensagem multimídia com ela para o e-mail disponibilizado pelo projeto: fr@estadao.com.br. Podem ser enviadas também imagens produzidas com máquinas fotográficas digitais.

As imagens serão analisadas por uma equipe coordenada pelo fotógrafo Juca Varella. Ao encontrar uma imagem interessante, essa equipe vai entrar em contato com quem enviou a foto, por telefone ou e-mail, convidando seu autor a ler o contrato de cessão de direitos autorais e preencher o cadastro. Depois disso, as imagens serão inseridas no portal.

Os autores das fotos não serão remunerados pela inclusão das fotos no portal do Estadão. Isso só acontecerá se os editores dos jornais O Estado de S. Paulo e do Jornal da Tarde quiserem publicá-las. Ou se a Agência Estado conseguir vender a imagem para outras empresas jornalísticas ou agências de publicidade. Caso uma foto seja utilizada pelos jornais ou vendida, seu autor vai receber, através de um crédito em conta-corrente, o mesmo valor que é pago a fotojornalistas profissionais, garante o Grupo Estado.

"A idéia é publicar nas páginas dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e portal www.estadao.com.br aquilo que for considerado importante e complementar para a compreensão dos fatos, algumas vezes o fato em si", explica a apresentação do projeto. Já a Agência Estado poderá comercializar as imagens, pelas quais o fotorepórter será remunerado.

Vaca no açougue

Mas qual o tipo de foto que o Grupo Estado passa a comprar e a distribuir dos fotorepórteres? A editora de Fotografia da Agência Estado, Mônica Maia, responde: "É importante que a foto tenha informação jornalística, que interesse aos leitores, ou que seja inusitada, que surpreenda". Um bom exemplo é o das vacas que saíram em disparada pelas ruas de São Paulo na última semana, sendo que uma delas entrou num açougue, diz Mônica. "São situações imprevisíveis que um fotógrafo profissional, que cumpre uma agenda prévia, muitas vezes não tem a chance de fotografar. É aí que entram os fotorepórteres com seus equipamentos como um celular ou uma câmara digital".

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções