A mesma decisão judicial que determinou em liminar a suspensão da transmissão do programa Tarde Quente da Rede TV!, ordenou a exibição por 60 dias de programas educativos e de promoção dos direitos humanos, como contra-propaganda aos quadros exibidos pela emissora. Para cumprir a determinação, as Organizações Não Governamentais (ONG"s) de defesa dos direitos humanos, que assinam a ação civil pública contra a emissora, abriram em espaço e convidam quem tenha documentários, filmes, entrevistas, debates ou qualquer outro programa de TV, que aborde a temática dos direitos humanos, para que os forneça para serem exibidos como contra-propaganda na emissora.
"Queremos construir uma grade que inclua programas audiovisuais já produzidos pela sociedade, que tratem de temas como diversidade cultural, igualdade de gênero, etnia, exclusão social, meio-ambiente e violência, entre muitos outros", informaram as ONG"s.
Elas também estão em busca de parceiros que tenham estrutura para produzir programas de televisão - estúdio, câmeras, ilhas de edição, geradores de caracteres etc. "Queremos descentralizar a produção, trazendo as mais diferentes regiões do país e as mais diferentes organizações e movimentos sociais, para que a ocupação da Rede TV! seja uma amostra da diversidade e da pluralidade que o Brasil tem a oferecer", afirmaram as Organizações.
Mais informações sobre como participar, podem ser obtidas pelo e-mail: direitosderesposta@intervozes.org.br ou pelos seguintes telefones: (0xx11) 9605-6391/8159-6011, (0xx81) 3301.5241 ou (0xx61) 9909-8164.
Os vídeos devem ser enviados para a sede do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social (Rua Rego Freitas, 454, 8º andar, CEP 01220-010, Vila Buarque, São Paulo - SP), nos formatos BetaCAM, DVCAM ou Mini DV. Junto com as fitas, é necessário que sejam enviadas duas vias do termo de cessão de direitos autorais, que pode ser solicitado por e-mail, assinado por um representante da entidade ou do produtor independente e atendidas outras exigências.
Haverá um comitê especialmente designado para a análise e seleção do material que fará parte da programação.