A partir das 06h00 de amanhã, quarta-feira (23), os funcionários da Fundação Cultural Piratini Rádio e Televisão, mantenedora da TVE e da FM Cultura, entram em greve, depois de muitas tentativas de negociação. Segundo o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, "os trabalhadores estão há três anos sem aumento de salário, pois os últimos dois Acordos Coletivos não foram cumpridos, além da demora na aprovação de entrada no Plano de Saúde IPE, a fraude do cartão-ponto e o acréscimo ilegal na jornada de trabalho".
Outro ponto reclamado pelos profissionais é o sucateamento das duas emissoras públicas, ligadas à Secretaria Estadual da Cultura. Os programas não possuem fitas para gravação, e os arquivos são apagados, equipamentos estragam por falta de manutenção, os veículos das equipes de reportagem funcionam mal ou são apreendidos por não terem imposto em dia. Os funcionários pedem apoio à população para que os dois veículos não deixem de existir.
A Fundação Cultural Piratini Rádio e Televisão – mantenedora da TVE e da FM Cultura – é um empresa pública de radiodifusão mantida pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul.