Acontece entre os dias 7 e 9 de dezembro, no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro (RJ), o I Encontro Internacional de Mídia - Rio Mídia. O objetivo do evento é avançar com as discussões e os compromissos em torno da produção de mídia de qualidade para crianças e adolescentes, assumidos em abril de 2004 com a 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes e registrados nas Cartas do Rio de Janeiro.
Temas relativos à criação, produção, programação e regulamentação de produtos para a mídia impressa, audiovisual e digital serão abordados. O encontro também focará as novas tecnologias e sua relação com o comportamento de crianças e jovens. Além disso, abrirá um espaço privilegiado para o debate sobre a animação latino-americana, com alguns de seus mais renomados representantes.
Voltado para o público que cria, produz, pesquisa e utiliza mídia, o evento propiciará uma interação bem próxima entre os especialistas e os participantes. Por meio de mesas redondas e master classes, os profissionais convidados apresentarão o trabalho que realizam, revelando os processos, os bastidores e as características especiais de suas produções.
Vagas e inscrições
As inscrições são gratuitas. Os interessados deverão enviar um e-mail para o endereço eletrônico multirio_riomidia@pcrj.rj.gov.br com o seu nome completo, idade, instituição para a qual trabalha, cargo que exerce, onde estuda (se for o caso) e os dias em que deseja participar do Encontro. Uma mensagem eletrônica será enviada confirmando a inscrição.
Formato
O Encontro será realizado em três dias. Seu formato prevê mesas redondas, cujo objetivo é garantir uma discussão qualificada entre dois ou três especialistas. Haverá ainda master classes que proporcionarão ao público a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre seu trabalho como animadores, produtores e programadores.
Os temas do Rio Mídia
Animação
A edição deste ano terá como foco principal a animação latino-americana. Para isto, renomados profissionais da área foram convidados. Entre eles, Walter Tournier (Uruguai), Esther Hirzel Galarza (Cuba), Emiliano Lorenzo (Espanha), e Alfredo Ovando (Bolívia). Os brasileiros Rui de Oliveira, Patrícia Alves Dias e Humberto Avelar também participarão. Com o encontro, pretende-se criar uma rede de animadores latino-americanos com o objetivo de criar, divulgar e produzir narrativas em animação que valorizem a rica diversidade das culturas de nossa região.
Mídia impressa
Haverá uma mesa redonda reunindo os editores dos principais suplementos infantis da grande imprensa brasileira. Adriana Barsotti, do O Globo (RJ), e Cristiano Luiz Freitas, da Gazeta do Povo (Curitiba) foram convidados.
Televisão
Raúl Estrada, coordenador da Televisa Niños (México) e Zico Góes, diretor de programação da MTV/Brasil, vão ministrar master classes. Cada um contará em detalhes o processo de criação e produção de seus respectivos canais. O público vai conferir também outra mesa redonda com Ricardo Hofstetter, redator e roteirista da TV Globo, responsável durante muitos anos pela novela Malhação; e Patrícia Moretzsohn, uma das roteiristas da novela Floribella, da Rede Bandeirantes de Televisão. Diretor do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação da Secretaria Nacional de Justiça, José Eduardo Elias Romão ministrará uma master class, divulgando os resultados preliminares da consulta pública sobre a classificação indicativa da programação de TV, realizada de setembro a novembro deste ano.
Novas tecnologias
O uso da internet, dos jogos eletrônicos e dos celulares será debatido pelas professoras Lynn Alves, da Universidade do Estado da Bahia, autora do livro "Game Over"; e Maria Thereza Freitas, da Universidade Federal de Juiz de Fora, que vem estudando a escrita e a leitura dos jovens por meio da internet. Segundo a professora, ao divagarem sobre temas variados na internet, os adolescentes estão se voltando cada vez mais à expressão literária.
Fonte: Rio Mídia