Nos próximos dias 5 e 8 de dezembro, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) promove um conjunto de atos em memória de Vladimir Herzog, em razão do 30º aniversário de sua morte em uma prisão militar em São Paulo, em 25 de outubro de 1975.
Na segunda-feira, a programação se desdobra em dois momentos. Às 18h00, será exibido no Auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar do edifício-sede da ABI, o filme “Vlado, 30 anos”, seguido de um debate com seu diretor, João Batista de Andrade, secretário de Cultura do Estado de São Paulo. O cineasta foi companheiro de Vlado na TV Cultura de São Paulo e escreveu com ele o roteiro de “Doramundo”, longa-metragem vencedor do VI Festival de Cinema de Gramado em 1978.
No mesmo auditório, às 20h00, terá início um ato cívico e afetivo em memória de Vlado, com os convidados especiais Ivo Herzog, filho do jornalista e representante da família, e Henry Sobel, Presidente da Congregação Israelita Paulista, que dirigiu a cerimônia religiosa do funeral de Vlado e recusou-se a sepultá-lo na área reservada aos suicidas no cemitério israelita, repelindo e desmascarando a farsa montada pelo II Exército. Os oradores do ato serão Audálio Dantas, Vice-presidente da ABI; Esther Kosovski, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ; Horácio Schechter, Presidente da Associação Scholem Aleichem; e o rabino Henry Sobel.

programação continua na quinta-feira, às 18h00, também no Oscar Guanabarino, com a abertura da mostra de artes plásticas “Caderneta de anotações”, que reúne criações de cerca de 50 artistas plásticos paulistas que, a pedido do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo (SJSP), produziram um material visual em homenagem ao jornalista, exposto como se estivesse numa caderneta usada por repórteres. Também estarão na mostra criações de artistas plásticos radicados no Rio, convidados pelo professor José Maria Dias da Cruz. Para esta exposição virá especialmente de São Paulo a jornalista e crítica de artes Radha Abramo, que liderou o movimento de produção e captação de obras no estado. Com ela virão os subcuradores Cildo Oliveira e Lúcia Py.
Meu querido Vlado
Às 19h00, o jornalista Paulo Markun, companheiro de Vladimir Herzog na prisão, faz noite de autógrafos para o lançamento oficial no Rio de Janeiro de seu livro mais recente, “Meu querido Vlado”.
Fonte: ABI