O projeto 1ª Terça - Assessoria de Comunicação em Pauta, com o tema "Atribuições profissionais em assessorias de comunicação - conflitos" será realizado no próximo dia 6 de dezembro, às 19h, na Casa do Jornalista (Av. Álvares Cabral 400 - Centro - Belo Horizonte (MG)). Os palestrantes desta edição serão os comunicólogos Paulo César Coelho Ferreira, Raquel Bernardes e Miriângeli Ravena Borges. Às 18h00 haverá o Bazarte, feira de artesanato produzido por jornalistas. A entrada é franca.
De acordo com a diretora Vilma Tomaz Ribeiro, toda atividade de natureza jornalística em uma assessoria é de competência exclusiva do profissional de jornalismo, como apuração e redação de informações. Nos últimos anos, vários jornalistas tiveram vitória na Justiça em causas de reivindicação de horas-extras acima da jornada diária de cinco horas, que é a determinada pela lei que regulamenta a profissão de jornalista.
Confira o currículo dos palestrantes:
Paulo César Coelho Ferreira - Bacharel em Comunicação pela PUC-MG, com especialização em Marketing pelo Centro de Desenvolvimento em Administração da Fundação João Pinheiro, em convênio com a Columbia University - New York, EUA. É professor da Fundação Dom Cabral e atua com regularidade como professor dos cursos de pós-graduação da Fundação João Pinheiro, FACE-UFMG, UNA-CEPEDERH, FUMEC, e PUC Minas. Foi presidente do Conselho Federal de Relações Públicas e fez parte do Grupo de Notáveis no Parlamento Nacional de Relações Públicas. Atualmente é conselheiro do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas - 3ª região. É Sócio-Diretor da EMC2.
Raquel Bernardes - Jornalista, graduada pela PUC Minas. Atualmente está na assessoria de imprensa da Telemig Celular pela Insight Comunicação e Marketing. Foi assessora de comunicação da Prefeitura Municipal de Betim, Sindicato dos Metalúrgicos de Betim/Igarapé, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de MG (Sind-UTE), Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Aspromiv), RM Sistemas, e Link Assessoria de Comunicação. Atuou como correspondente da revista on-line "no"
Miriângeli Ravena Borges - jornalista formada pela PUC-MG. É coordenadora de Comunicação Social do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Pós-graduada em Jornalismo e Práticas Contemporâneas (Uni-BH).Atuou como repórter do Estado de Minas (1983-1987) e Hoje Em Dia (1988-1991), editora do Caderno de Bairros do Jornal de Minas (1988) e redatora do Caderno de Economia e Agropecuária da Imprensa Oficial (1987 - 1989). De 1983 a 1987 foi assessora de imprensa da Fundação João Pinheiro.
Fonte: SJPMG