Uma excelente notícia. A 22ª Vara da Justiça do Trabalho de Minas Gerais inicia esta semana o processo de liberação dos recursos depositados em conta bancária judicial para pagamento parcial da dívida trabalhista para cerca de 150 ex-trabalhadores do Jornal Diário do Comércio (jornalistas, gráficos e administrativos).
Os recursos, correspondentes a 21% da dívida trabalhista, começam a ser liberados dentro de 10 dias. Estão disponibilizados na conta bancária R$ 706.000,00, que representam cerca de 25% do total da dívida trabalhista. O cálculo de pagamento foi feito pelo perito da Justiça do Trabalho, Marcos Lenk, e conferido pelo Ministério Público do Trabalho.
O montante de recursos desta conta bancária judicial é resultado do depósito compulsório mensal realizado desde julho/2005. Em março do ano passado, as áreas financeiras e administrativas do Jornal passaram a ser monitoradas pelo perito financeiro da Justiça.
Entre as deliberações da assembléia realizada no Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (SJPMG), no dia 15 de setembro, com a presença dos ex-trabalhadores, do perito da Justiça, Marcos Lenk e da diretora do Sindicato dos Jornalistas, Vilma Tomaz Ribeiro, consta novo rateio do montante da dívida trabalhista para julho do próximo ano.
De acordo com o contrato do SJPMG com o advogado Luciano Marcos, os jornalistas associados, em dia com a entidade, pagarão um taxa de honorários equivalente a 10% sobre os valores líquidos. Nos demais casos de processos que estão com o advogado do Sindicato dos Jornalistas, o desconto será de 15%.
Fonte: SJPMG