"Vida louca vida. Vida breve". Lamentamos comunicar a morte do jornalista Rubens Volpe Filho, diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Rubão, como era conhecido pelos amigos e no meio jornalístico, nasceu em Araraquara (SP), e faleceu no final da noite de ontem (11/01), no Hospital Beneficência Portuguesa, em Ribeirão Preto. Nos últimos meses, Rubão lutava contra um câncer.
Ele atuou intensamente no jornalismo na região de Ribeirão Preto, principalmente como diretor de jornalismo em emissoras de TV. Volpe Filho era casado com a também jornalista Paula Melani, com quem tem um filho. O corpo de Rubão foi sepultado no cemitério do distrito de Bonfim Paulista às 14h00 de hoje (12/01).
Rubão no Jornalismo
Rubens Volpe Filho trabalhou nos jornais impressos O Imparcial (Araraquara), O Diário de Ribeirão Preto e Diário da Manhã (Ribeirão Preto), além de correspondente de O Estado de S. Paulo em Araraquara. Em maio de 1981, Rubão iniciou sua trajetória na EPTV Ribeirão, como assistente de chefia de reportagem. Em março de 1984 passou a chefe de Redação. Em janeiro de 1986 chegou ao cargo de chefe de reportagem. Em agosto de 1987 passou a gerente de Jornalismo, cargo ocupado até maio de 1995, quando foi transferido para a EPTV Central, exercendo a mesma função. Em São Carlos ficou até dezembro de 1997. Depois atuou ainda na Rede Família, em Ribeirão Preto e Limeira.
Rubão no Sindicato
Na Regional de Ribeirão Preto, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Rubão foi diretor de base a partir de 1997, sendo reeleito em 2000, quando assumiu a direção regional, ficando até 2003 na função. Em 2003 foi eleito como Conselheiro de Base da Diretoria, pela região de Ribeirão Preto.
Nós do "O Jornalista", que tivemos o privilégio de privar da amizade de Rubão e de quem sempre recebemos palavras de incentivo, nos solidarizamos com a colega Paula Melani e seu filho, com toda a diretoria do Sindicato paulista e com os muitos amigos que Rubão deixou. Todos sabemos da falta que ele fará.
Fonte: Sindicato dos Jornalistas de SP