Mais de 15 pessoas foram detidas na madrugada da última segunda-feira na danceteria Casa do Rock, em Içara (SC), por porte de documento falso de jornalista. A Polícia Militar fez as detenções com o apoio do Sindicato dos Jornalistas. A Polícia Civil abriu inquérito e encaminhou as carteiras apreendidas para perícia. O Sindicato de Santa Catarina foi alertado quanto ao uso de carteiras falsas pelo proprietário da boate.
Diversos "modelos" de carteiras foram apreendidos. Entre elas, algumas expedidas por um "Conselho Regional dos Jornalistas", órgão inexistente. No verso de algumas constava a frase "solicitamos das autoridades todas as facilidades ao titular desta, para o desempenho de suas atividades".
Ética
"Usar a identificação profissional para obter vantagens pessoais é um procedimento fora dos preceitos éticos", comentou o presidente do Sindicato catarinenese, Rubens Lunge, que com o vice, Josemar Sehnem, auxiliou a polícia de Içara.
Interesse da sociedade
A denúncia ao Sindicato, que convocou as autoridades para tirar de circulação as carteiras, é um ato da sociedade em defesa da categoria dos jornalistas, enfatizou o presidente do Sindicato. O SJSC aguarda o fim da perícia, o encaminhamento das investigações ao Ministério Público e a denúncia dos acusados, inclusive por contravenção (apresentar-se, sem comprovar, como integrante de categoria regulamentada).
Fonte: SJSC