O Sindicato dos Jornalistas do Piauí emitiu hoje (16/02), uma Nota de Repúdio em defesa da profissão e pela liberdade de imprensa no Estado. A manifestação é uma reação à agressão sofrida ontem pelo jornalista Walcy Vieira na porta do 12º DP, em Teresina (PI), ao tentar fotografar o assessor parlamentar José Barbosa Neto.
Segundo Walcy Vieira, José Barbosa Neto foi ao 12º DP para prestar depoimento por ter ameaçado Hélder Eugênio, proprietário do site 180graus.com.
José Barbosa Neto é tio da publicitária Mara Carter que era sócia de Hélder Eugênio durante alguns anos na empresa Carter Comunicação. Mara Carter saiu da empresa e começaram as brigas por direitos trabalhistas, entre outros.
"Tudo começou no sábado, no shopping, quando o irmão da Mara Carter agrediu Hélder Eugênio com uma "cadeirada na cabeça". O Hélder prestou queixa na delegacia do Jorginho", conta Walcy Vieira.
Na segunda-feira, o tio de Mara Carter, José Barbosa, ameaçou Hélder Eugênio pelo telefone. A conversa foi gravada e mais uma vez foi prestada queixa na polícia, desta vez no 12º.
"Eu tentei fazer a foto e ele me agrediu, estava acompanhado da Mara, ele disse que perdeu o controle, mas não podia ter feito isso por que eu estava fazendo o meu trabalho", disse Walcy Vieira ao Porta AZ.
Fonte: Sindicato dos Jornalistas do Piauí