Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
05/03/2006
Pará: mais uma equipe assaltada e ameaçada de morte
 

Os jornalistas do Pará estão cada vez mais vulneráveis à violência urbana durante suas atividades profissionais. No último dia 03/03, sexta-feira, mais uma equipe de reportagem foi assaltada e ameaçada de morte durante cobertura jornalística em Belém. Os repórteres Alexandra Jamile e Antônio Silva, do jornal O Liberal, foram as novas vítimas de assalto a mão armada, no bairro da Sacramenta - um dos mais violentos e marcados pela exclusão social da capital paraense -, onde estavam fazendo matérias sobre enchentes no Canal do Jacarezinho.

Em Carta Aberta à Sociedade, o Sindicato denuncia que em quatro meses, pelo menos quatro equipes de reportagem foram ameaçadas com armas de fogo ou tiveram seus pertences e equipamentos de trabalho roubados durante o exercício profissional na cidade.

Segundo o Sindicato dos Jornalistas, "estes casos de violência, assim como todos os demais envolvendo a população, não podem e nem devem ser vistos como algo normal. Eles refletem não só a insegurança ou um atentado ao exercício profissional, mas também uma situação de vulnerabilidade em que se encontram os jornalistas e a sociedade brasileira".

A entidade alerta que "a situação é grave e precisa de ações concretas de combate à violência, à impunidade e, principalmente, ao tráfico de drogas. Caso contrário, todos os dias um número ainda maior de pessoas de todas as classes sociais continuarão sofrendo as consequências dos atos de uma sociedade exclusiva e desigual que vem se configurando no Brasil".

O Sindicato dos Jornalistas do Pará entende que a luta contra a violência deve envolver todos os segmentos, iniciando pelo Poder Público que tem o dever constitucional de garantir segurança à população, passando pelas as empresas e pelos setores organizados da sociedade, que devem exigir a garantia de proteção para todo cidadão, e ainda pela família, que precisa estimular valores como o de paz e de respeito à vida.

Fonte: Sindicato do Pará

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções