Uma Junta Governativa irá comandar o Sindicado dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), a partir de 15 de abril até a posse de uma nova diretoria. Um acordo selado na manhã de hoje (15/03), entre representantes dos dois grupos que disputam o comando da entidade, selou o adiamento das eleições para o período entre os dias 25 e 27 de abril. Pelo mesmo acordo, a oposição assumiu, através de documento assinado, compromisso público de apoiar, em assembléia a ser convocada pela diretoria da entidade, "a Junta Governativa que vier a ser indicada pela mesma diretoria, para gerir o SJSP no período entre o final do mandato atual e a posse da nova diretoria que for eleita no processo eleitoral a ser reaberto em 16 de março por decisão da Comissão Eleitoral".
A eleição da Junta Governativa é necessária porque em 15 de abril se encerra o mandato da atual diretoria e até lá não haverá uma nova diretoria eleita., devido ao adiamento do pleito. A decisão de adiar as eleições na entidade - anteriormente marcada para o período entre 28 e 30 de março - foi tomada pela Comissão Eleitoral, que negou o registro das duas Chapas inscritas (situação e oposição), argumentando que ambas não conseguiram cumprir o exigido no Estatuto do Sindicato, por problemas de prazos de filiação de candidatos (Chapa 2) e de pagamento de mensalidades (Chapas 1 e 2). Com as novas datas para o pleito, o prazo final para inscrição de chapas termina no dia 31 de março.
Desunidos venceremos?
A eleição da nova diretoria da entidade promete ter uma disputa bastante acirrada. A chapa da atual diretoria (Chapa 1 - Sindicato Forte) era encabeçada por José Augusto (Guto) Camargo, do Diário do Comércio, integrante da Executiva da atual diretoria, e a chapa de oposição (Chapa 2 - Democracia pra valer, sindicato é para lutar!) por Pedro Estevam da Rocha Pomar, editor da revista Adusp (Associação dos Docentes da USP). Os dois colegas devem continuar no comando das novas chapas que serão inscritas, já que os dois grupos (situação e oposição) não dão sinais de que possam vir a formar uma chapa de unidade da categoria no Estado de São Paulo.