A Carteira Nacional de Jornalista está a cada dia mais prestigiada. Afinal, só o documento emitido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) prova que uma pessoa é de fato jornalista profissional. A procura pela Carteira e por sua renovação aumentou tanto, que a cédula já está até em falta.
A FENAJ enviou comunicado aos Sindicatos de todo o país informando que está sem a Cédula de Carteira Nacional de Jornalista. "Nova remessa já foi solicitada à Casa da Moeda que nos garantiu que até o dia 30 de março estará nos entregando um novo lote", informou a Federação.
Todo colega deve ter a sua identificação e ficar atento, pois ela tem validade de dois anos e necessita de renovação a cada 24 meses.
Vários fatores têm provocado o aumento da demanda pela Carteira de Jornalista. Entre eles está o de não ser confundido com falsos jornalistas ou com os extintos precários. Sem falar que o acesso de pessoas aos locais reservados à imprensa está a cada dia mais controlado e a exigência de apresentação da Carteira para ingresso nessas áreas está a cada dia mais disseminada. Uma prática salutar para evitar penetras, falsos jornalistas e oportunistas de plantão.
Desconto para sindicalizados
Uma prática salutar: nos principais estádios de futebol do país, por exemplo, o acesso dos colegas só é feito mediante a apresentação da Carteira dentro da validade. Vale lembrar que os colegas sindicalizados têm um desconto de 50% na taxa de expedição do documento.