"Minha luta não é para chegar ao espaço. Minha luta é para chegar ao coração de cada jovem... e mostrar que TUDO É POSSÍVEL, se realmente desejar", alerta o primeiro astronauta brasileiro, Marcos César Fontes. Hoje, a bandeira do Brasil está tremulando na nossa janela. Além da nossa torcida, Marcos leva nosso orgulho às alturas.
Para bauruense, espaço não é o limite
Nascido na noite de 11 de março de 1963, em Bauru (SP), Marcos Pontes teve uma infância simples e superou desafios rumo à sua meta. Hoje, ele estará viajando rumo ao espaço, como o primeiro astronauta brasileiro.
A trajetória de Pontes começou como a de milhões de brasileiros, que nascem em famílias humildes de cidades do Interior. Filho do funcionário do Instituto Brasileiro do Café (IBC), Virgílio de Pontes e da funcionária da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), Zuleika Navarro Pontes (já falecida), teve uma infância simples, sem nada de extraordinário: jogava bola na rua, subia em árvores para apanhar frutas, nadava no rio e estudava.
Aos 14 anos de idade inscreveu-se no curso de formação profissional da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Fez os exames, passou e iniciou o curso de eletricista. À noite fazia o curso de técnico em eletrônica no colégio profissionalizante.
Obrigado, Marcos! Você é grande!
Boa Viagem!
Obtenha mais informações sobre o lançamento da nave Soyuz TMA 8 em http://www.aeb.gov.br e Confira os vídeos e as novas imagens da Espaçonave Soyuz (pronuncia-se "saiûz") .
O editor executivo do "O Jornalista" também é bauruense, com muito orgulho.