Lei? Ora a lei! Mais de cem pessoas sem registro profissional continuam ocupando funções privativas de jornalistas nas redações de Fortaleza (CE). Levantamento realizado pela Comissão de Fiscalização do Sindicato dos Jornalistas apontou mais de uma centena de pessoas exercendo a função de jornalista em Fortaleza sem o devido registro profissional.
Apesar de alarmantes, os números podem ser ainda maiores já que o levantamento ainda não incluiu a TV Verdes Mares, a TV Diário, a Rádio Verdes Mares e a TV União. Relatório preliminar foi encaminhado à Delegacia Regional do Trabalho.
Estágio só com supervisão
O Chefe de Fiscalização da DRT cearense, Francisco Ibiapina, informou durante audiência com representantes do Sindicato, que o Ministério do Trabalho só irá aceitar nas redações estagiários que tenham o acompanhamento de professores de Jornalismo. Atendendo a pedido da entidade, o Delegado Regional do Trabalho, José Nunes Passos, determinou que uma dupla de auditores fiscalize o exercício ilegal da profissão nas rádios, televisões e jornais de Fortaleza.