Hoje é o "Dia Nacional da Imprensa". Nossa maior homenagem é nosso compromisso e disposição para aquela que tem sido uma das grandes lutas dos jornalistas em parceria com a sociedade brasileira: a defesa da democratização da comunicação e de uma imprensa livre que garanta aos cidadãos e cidadãs o direito à informação preconizado na Constituição Federal.
Sem a Liberdade de Imprensa não há jornalismo, uma atividade que se caracteriza, essencialmente, por apurar e divulgar os fatos de interesse público. Infelizmente, ainda existe no Brasil muita confusão entre Liberdade de Imprensa e liberdade de empresa, na qual o interesse público é muitas vezes relegado.
Daí a importância de que a Liberdade de Imprensa seja fortalecida com instrumentos legais e organizações que possam garantir ao jornalista maior autonomia de trabalho. Precisamos de uma nova Lei de Imprensa, dentro dos princípios de democracia e liberdade. Para que, de fato, a informação seja tratada como um bem social, voltada para o interesse público e com liberdade.
Lembramos, que para existir Liberdade de Imprensa é preciso, também, que o jornalista possa, no exercício diário de sua profissão, ter autonomia e condições dignas de trabalho, que incluem, entre outras, emprego, salários decentes, proteção à saúde e relações trabalhistas respeitosas.
Não há democracia sem Liberdade de Imprensa e não há Liberdade de Imprensa sem jornalistas respeitados e valorizados!