O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo divulgou Nota sobre o Dia da Imprensa. Veja abaixo a íntegra da manifestação.
Dia da Imprensa deve selar compromisso com a liberdade e a democracia
A imprensa brasileira nasceu no exílio, defendendo a República, em pleno regime monárquico, e o abolicionismo no auge da escravidão. Em junho de 1808, foi lançado o Correio Brasilienze, pelas mãos de Hipólito José da Costa. O jornal era editado em Londres, por conta da censura imposta pelo Império.
Relembrando este marco é que se comemora em 1º de junho o Dia da Imprensa. Esta história nos dá a medida dos desafios e o do compromisso social que o jornalista tem para com a liberdade e a dignidade humana. Esta a tradição de ser o porta-voz dos anseios populares e da democracia não pode ser esquecida. Infelizmente, nos dias atuais, a imprensa não vive um de seus melhores momentos. Problemas como a concentração dos meios de comunicação, a superexploração dos jornalistas, os ataques contra a organização profissional e à legislação trabalhista têm limitado a atuação da imprensa e circunscrevendo-a ao papel de coadjuvante nas grandes questões de nosso tempo. Acuada por estes fatores, a imprensa e os jornalistas não têm honrado sua própria história.
Por isso, na data em que se comemora o Dia da Imprensa, alertamos os jornalistas para refletirem sobre a sua responsabilidade. É preciso que recuperemos o nosso protagonismo social, para que se dê continuidade a esta tradição nascida há quase dois séculos. Assim, conclamamos todos a se unirem para defender nossa profissão, a liberdade de imprensa, a ética e a democracia nos meios de comunicação. Agindo desta forma, nossa geração honra as anteriores e colabora para a consolidação de um futuro mais justo e digno para os brasileiros.
Neste dia, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo presta tributo a todos os trabalhadores que construíram e vêm construindo a imprensa no Brasil. E quer deixar expressa a sua homenagem ao jornalista Daniel Herz, falecido no último dia 30 de maio, que dedicou sua vida à luta pela democratização dos meios de comunicação e honrou esta tradição histórica do jornalismo brasileiro.
Diretoria Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo 01/06/2006