Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
05/06/2006
ABI debate TV Digital
 

O Ministro da Cultura, Gilberto Gil, participa hoje, dia 5, do debate sobre a implantação da TV digital no Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). O evento contará com a participação de outras entidades que lutam pela democratização da comunicação no País.

Aberto ao público, o debate acontecerá às 16h30, no Auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar do edifício-sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro - Rio de Janeiro - RJ), e está sendo aguardado com muita expectativa por diversos setores da sociedade civil que têm acompanhado as audiências públicas sobre o assunto.

A Mesa será presidida por Maurício Azêdo, presidente da ABI, e terá como debatedores Audálio Dantas, vice-presidente da instituição (e mediador); Gustavo Gindre, presidente do Instituto de Estudos e Projetos em Comunicação e Cultura (Indecs); Sérgio Gomes da Silva, presidente da Oboré (agência de projetos de comunicação); e Evandro Guimarães, representante da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert). A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que tem tratado do tema na Câmara, fará breve explanação sobre o assunto.


Interesse público 

O convite ao ministro Gilberto Gil foi feito pelo vice-presidente da ABI, Audálio Dantas, que defendeu a realização do debate, afirmando que esta é uma iniciativa que vem sendo solicitada por amplos setores da sociedade:
— Há uma corrida de lobbies para a adoção, pelo Governo Federal, do sistema de TV digital a ser implantado no País. Na pressa, foi anunciado mais de uma vez que o Governo já tem como decidida a implantação do sistema japonês (ISDB), o que não é verdade.

Audálio defende que, como reclamam várias entidades representativas da sociedade civil, a questão da tecnologia precisa ser mais debatida:
— O interesse público está acima do sistema tecnológico que venha a ser adotado. A esse debate, a ABI, entidade histórica de defesa da liberdade de expressão, não pode faltar.

Para o vice-presidente da instituição, a discussão sobre a implantação do sistema de televisão digital é, na verdade, a continuação de lutas por políticas democráticas de comunicação, iniciadas ainda durante a ditadura militar:
— A ABI tem compromisso com essas lutas. É nesse sentido que deverá abrir suas portas para a discussão do tema TV Digital.

Fonte: ABI

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções