O Sindicato dos Jornalistas de Sergipe trava uma dupla batalha: quer a sanção de duas leis. A primeira está com o presidente Lula. Ela atualiza as funções dos jornalistas e, na prática, garante a obrigatoriedade do diploma. A segunda, exige que as assessorias de imprensa do governo sergipano sejam ocupadas por profissionais de Comunicação. Este projeto de lei foi aprovado, por unanimidade, na Assembléia Legislativa, no último dia 28 de junho, e seguiu para a sanção do governador João Alves Filho.
"As duas leis são constitucionais, não criam despesas e foram debatidas, emendadas e aprovadas por senadores, deputados federais e estaduais", afirma José Cristian Góes, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe. A diferença entre as propostas é que estranhamente o projeto de lei 081/2006, até hoje, não foi publicado no Diário Oficial de Sergipe.
"Estamos em estado de alerta total. O patronato da mídia é contra as duas leis porque elas ajudam na organização e no reconhecimento profissional de todos os jornalistas", avisa o presidente da entidade sergipana.
O Sindicato pede aos colegas para que enviem mensagens ao governador João Alves Filho, solicitando a imediata sanção do projeto de lei 081/2006. Lembrando que a proposta foi aprovada pelos deputados estaduais, por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça e nas demais comissões temáticas. Chegou ao plenário da Assembléia Legislativa, foi emendada, discutida e aprovada, também por unanimidade, pelos representantes do povo de Sergipe.
As mensagens para o governador devem ser encaminhadas para
Governo do Estado de Sergipe
Av: Adélia Franco, 3305 - Grageru,
Palácio Gov. Augusto Franco
Fax (0xx79) 3216-8103
Aracaju (SE)
CEP: 49027-900