Para o Sindicato dos Jornalistas do Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais uma vez demonstrou de que lado está na luta de forças entre trabalhadores e patrões. Cedendo à pressão dos donos da mídia, interessados em defender unicamente seus interesses econômicos e políticos, Lula vetou na última quarta-feira (26/07) integralmente o PLC 079/2004, que atualizava as funções de jornalista. "A atitude é vergonhosa e lamentável, já que não respeita nem mesmo o fato da matéria ter tramitado em duas esferas democráticas de debates, a Câmara Federal e o Senado, onde foi aprovada", afirmou a entidade.
O Sindicato afirmou ainda em Nota Oficial que "a canetada do presidente derruba uma luta histórica da categoria e atesta a subserviência do Estado aos controladores da informação no País, que a manipulam e a difundem deturpada para influenciar a opinião pública e conduzir o governo a satisfazer seus interesses, o que, infelizmente, acaba acontecendo".
Á manifestação da entidade termina afirmando que "a atualização das funções de jornalista é uma reivindicação da categoria, defendida através de seus sindicatos e da Fenaj. Contribui para a valorização e organização da profissão, ação que, evidentemente, não está na pauta de interesses do patronato. Resistir a manifestações de controle como esta é tarefa de todos os comprometidos com a democratização da comunicação, a liberdade de imprensa e com o jornalismo ético e de qualidade".
Fonte: Sindicato dos Jornalistas do Pará