A CNN Internacional divulgou, na última quarta-feira (2), os ganhadores, ou melhor, as três ganhadoras do "Concurso Universitário de Jornalismo CNN". A vencedora foi Mariana Dourado Grzesiuk, da cidade de Cascavel, no Paraná. A segunda colocada foi Josiane Delfino, de Votuporanga (SP) e o terceiro lugar foi conquistado por Emanuelle de Araújo Vanderlei, de Maceió (AL). Mariana ganhou um troféu e uma viagem para Atlanta (EUA), para visitar os estúdios da CNN e sua matéria será exibida no noticiário da emissora.
O Concurso foi promovido pela Turner International do Brasil - Canal CNN International, aberto exclusivamente aos estudantes do curso de Jornalismo. Neste ano de 2006, a premiação teve como tema "Responsabilidade Social: Exemplos de cidadania e solidariedade". Os trabalhos foram julgados pelos jornalistas William Waack, Mariana Godoy, Paulo Markun e jornalistas da CNN International.
A segunda e terceira colocadas ganharam um troféu. As três matérias já estão sendo exibidas no website do Concurso. Os professores-orientadores dos autores das três melhores matérias, também ganharam, como reconhecimento, uma placa de menção honrosa.
Para assistir os vídeos premiados, clique aqui.
Confira abaixo os nomes das ganhadoras e seus projetos:
Vencedora do 1º prêmio
Nome: Mariana Dourado Grzesiuk
Cidade / Estado: Cascavel/ PR
FAG - Faculdade Assis Gurgacz
Título da matéria: Professora Zena
Pauta: Em Palmitolândia, no interior do Paraná, a professora Zenaide montou uma escola para receber alunas especiais: donas de casa que nunca tiveram a oportunidade de estudar.
Vencedora do 2º prêmio
Nome: Josiane Delfino
Cidade / Estado: Votuporanga/ SP
Centro Universitário de Votuporanga
Título da matéria: Lixo/Livro
Pauta: A garçonete Rosemeire Alves, começou "garimpando" livros em lixões para ajudar os filhos no desenvolvimento escolar e acabou montando uma biblioteca, que hoje atende a cerca de três mil usuários.
Vencedora do 3º prêmio
Nome: Emanuelle de Araújo Vanderlei
Cidade / Estado: Maceió / AL
Universidade Federal de Alagoas
Título da matéria: Infolupus
Pauta: Briana Meira teve o diagnóstico de lúpus e, em vez de imobilizar-se com a notícia, resolveu iniciar um trabalho de conscientização: criar um jornal voltado para doentes com o mesmo problema, o Infolupus.