Pois é, não passamos de bobos da corte. Depois de muito escolher, votaremos em um determinado candidato para deputado. Mas, muito provavelmente elegeremos outro candidato e ainda não teremos nenhuma garantia que ele permanecerá no partido pelo qual foi eleito. Temos um sistema eleitoral insano, que nos transforma em bobos da corte.
Veja só: você escolhe o candidato A do partido XYZ. Pois bem; ele não consegue votos suficientes para ser eleito. O seu voto vai para outro candidato do XYZ, que poderá ser eleito. Imagine que o seu candidato é do seu bairro, mas o seu voto poderá eleger um candidato de outra cidade, do mesmo partido. Ocorre que, como não temos fidelidade partidária, ele poderá trocar de partido.
Pois é, você vota em um candidato de seu bairro, elege um de outra cidade do mesmo partido em que votou e o sujeito ainda pode ir para um partido que você detesta.
Somos ou não bobos da corte? Já passou da hora de mudar o atual sistema eleitoral. Ele é insano e não representa a vontade popular. Por estas e outras que o Congresso Nacional está como está: UMA VERGONHA!