Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
23/10/2006
Diploma: ministra do STF concede audiência à FENAJ
 

Representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) apresentaram argumentos contrários à Medida Cautelar 1.406/2006, que busca suspender a exigência do diploma para o exercício profissional do Jornalismo, em audiência com a ministra Carmem Lúcia Antunes, relatora do processo, no último dia 20 de outubro. A ministra deverá se manifestar sobre a questão ainda nesta semana.

Na audiência, os diretores da FENAJ Sérgio Murillo de Andrade e Bety Rita Ramos sustentaram que há diversos pareceres apontando a exigência legal diploma de curso superior em comunicação social como condição para a obtenção do registro profissional de jornalista junto ao Ministério do Trabalho. Apontaram, também, que não existe "plausibilidade jurídica" nem ausência de perigo de demora na apreciação do recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Tais questões são requisitos para a concessão de medidas liminares. A Medida Cautelar foi encaminhada ao STF pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, no dia 9 de outubro.

Também no dia 20, o advogado da FENAJ neste processo, João Roberto Piza Fontes, encaminhou ao gabinete da ministra um memorial detalhado com pareceres e acórdãos sobre o tema. Tais documentos defendem a constitucionalidade da regulamentação profissional dos jornalistas.

"A ministra foi sensível aos nossos argumentos", conta o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade. "Ela ficou de analisar mais detalhadamente a questão e esperamos que sua manifestação, que deve ocorrer ainda nesta semana, seja positiva para os jornalistas", concluiu.

Conflito de atribuições

Outro debate que envolve a regulamentação profissional dos jornalistas é o conflito de atribuições entre jornalistas e radialistas. Ele será retomado no dia 7 de novembro, quando representantes da FENAJ e da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Radiodifusão (Fitert) se reunirão em São Paulo, com mediação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A polêmica concentra-se principalmente nas funções de locutor-entrevistador (repórter), produtor executivo (produtor jornalístico), operador de câmara portátil externa (repórter cinematográfico) e locutor comentarista esportivo (comentarista). O debate entre a FENAJ e a Fitert é preparatório às atividades do Grupo de Trabalho criado pelo Ministério do Trabalho para discutir a regulamentação profissional dos trabalhadores do setor.

Fonte: FENAJ

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções