Mais de 500 pessoas são esperadas amanhã (25), na cerimônia de entrega da 28º edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e do 2º Prêmio Vladimir Herzog de Novos Talentos do Jornalismo. A solenidade será realizada no Parlamento Latinoamericano, em São Paulo, às 19h30.
O Prêmio Herzog foi criado em 1979, quatro anos após o assassinato de Vlado pelos agentes da repressão política, como estímulo à produção de matérias sobre os direitos humanos. Ao longo de sua história, se consolidou como uma das mais importantes premiações do jornalismo brasileiro. Este ano, houve número recorde de inscrições, com 420 trabalhos disputando as 10 categorias da 28ª edição do prêmio jornalístico e 20 matérias de estudantes a premiação de Novos Talentos.
Ganhadores 2006
Para conhecer a lista completa dos premiados, clique aqui.
Durante a solenidade, a Comissão Organizadora homenageará o Grupo Tortura Nunca Mais, a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e os procuradores da República Sérgio Suiama, Marlon Weichert e Eugênia Fávero, pelo trabalho desenvolvido em defesa dos direitos humanos. O Sindicato também fará homenagens ao presidente do Parlatino, Ney Lopes, e ao ex-ouvidor do Município de São Paulo, Euci Pimenta Freire. Na abertura da cerimônia, haverá a apresentação do Coral de Índios Guaranis da Aldeia Krukutu.
O Parlamento Latinoamericano fica na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 (Barra Funda - São Paulo/SP). A cerimônia é aberta ao público.