A Editora JB, do empresário Nelson Tanure, que publica os jornais Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil, foi condenada a pagar R$ 100 mil, valor corrigido a partir de janeiro, por danos morais ao jornalista Lourival Sant"Anna, do Estado de S. Paulo. Também terá de publicar, em 11 edições seguidas, nos dois jornais, a íntegra da sentença. A decisão de primeira instância se refere a uma ação movida por Sant"Anna no início do ano, após os dois jornais publicarem uma série de 11 reportagens contra ele em janeiro. Cabe recurso, segundo o site Consultor Jurídico que divulga a informação.
Nos textos, que não foram assinados, o jornalista do Estado foi acusado de divulgar um dossiê "falsificado e apócrifo contra Nelson Tanure", conforme detalhado na decisão assinada pela juíza Raquel Machado de Andrade. Segundo a juíza, "as inúmeras reportagens não deixam dúvidas de que os jornais editados pela ré veicularam diversas matérias ofensivas à honra subjetiva e objetiva do autor, dado seu caráter difamatório".
As 11 reportagens foram publicadas após Sant"Anna traçar, em dezembro do ano passado, no Estado, um perfil da carreira de Tanure quando o empresário demonstrou interesse em comprar a Varig.
A publicação das reportagens pelo Jornal do Brasil e a Gazeta Mercantil provocou o repúdio das duas principais associações jornalísticas do País, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).
Fonte: Consultor Jurídico