O reitor da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Davi Ferreira Barros, demitiu sem justa causa, no último dia 7 de dezembro, cerca de 120 professores. Ele ainda decretou ontem (11), recesso das atividades acadêmicas até o dia 29 de janeiro de 2007. A universidade passa por uma crise aguda e acumula dívida de R$ 30 milhões.Estudantes e docentes ocuparam o prédio da instituição e realizaram diversos protestos pela cidade de Piracicaba (SP).
O Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) protestou contra a atitude do reitor e estuda a possibilidade de não mais realizar o encontro de professores paulistas do próximo ano na universidade. A entidade exortou os professores de outras instituições superiores de ensino a promoverem um repúdio coletivo. Já a FENAJ se solidarizou com os professores e classificou a atitude do reitor como arbitrária e pediu a imediata reintegração dos demitidos.
Jornalismo
Os estudantes da graduação e pós-graduação em Jornalismo da Unimep estão revoltados e apreensivos. Afinal, entre os demitidos estão o atual coordenador do curso de Jornalismo, professor Dennis de Oliveira; o coordenador eleito, professor Paulo Roberto Botão, e o Vice-presidente da Intercom, o professor Adolpho Queiroz. As demissões paralisaram a pós-graduação e o curso de graduação em Jornalismo.