A DRT (Delegacia Regional do Trabalho) de São Paulo está emitindo desde outubro de 2006, o registro profissional provisório (MTb) para jornalistas recém-formados. Para consegui-lo, é necessário apresentar o certificado de conclusão de curso de jornalismo à DRT.
Este registro provisório tem validade de um ano, prazo dado para a apresentação do diploma. Caso este não seja apresentado, o registro será automaticamente cancelado pelo Ministério do Trabalho. Quando o profissional apresentar à DRT o seu diploma, o registro passa a ser definitivo. Isto vai facilitar a vida daqueles que, logo que saem da faculdade, ingressam no mercado de trabalho, já que as faculdades e o Ministério da Educação têm demorado para emitir o diploma.
O portador deste MTb provisório poderá se associar ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e também obter a carteira de identificação profissional da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) - que terá validade de um ano. Caso esse recém-formado não comprove que o registro foi validado no Ministério do Trabalho com a apresentação do diploma dentro do prazo determinado, a sindicalização será anulada.
Fonte: Sindicato de São Paulo