Google

 
 
  Extra! Extra!
  Pesquisa
  Espaço La Costa
  Entrevista
  Sindicatos
  Conselho
Federal
  Manual de
Direito
  Legislação
  Documentação de Jornalista
  Links
  Contato

 
 
19/01/2007
Jornalistas são forçados a ficar de joelhos sob a mira de armas
 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo emitiu hoje (19), uma Nota de Repúdio e exigiu explicações para o lamentável episódio envolvendo dois profissionais da TV Gazeta Norte, no qual eles foram tratados de forma truculenta por policiais e obrigados a ficar de joelhos sob a mira de armas. 

A agressão praticada por policiais militares foi no dia 12 de janeiro, durante um tumulto na Penitenciária de Linhares (no Norte do estado). A repórter Vanessa Araújo e o cinegrafista Antônio Come estavam no local fazendo a cobertura do trabalho da polícia que tentava conter a ação dos presos. Os policiais alegam que eles ultrapassaram uma área de segurança e que, por isso, foram impedidos de continuar o trabalho.

Veja abaixo a manifestação da entidade sindical:


NOTA DE REPÚDIO

Agressão a jornalistas em Linhares

 

O Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo vem a público manifestar repúdio e indignação à agressão sofrida por jornalistas da TV Gazeta Norte, em Linhares, no dia 12 de janeiro, quando cobriam o tumulto na Penitenciária da cidade, e pedir ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e do Comando da Polícia Militar, que proceda à apuração do caso e puna os responsáveis.

A repórter Vanessa Araújo e o cinegrafista Antônio Come foram vítimas da truculência de policiais militares que faziam a guarda do presídio. Os dois jornalistas foram obrigados a ficar de joelhos, com as mãos na cabeça e sob a mira de armas. Os policiais alegaram que eles ultrapassaram uma área de segurança.

A agressão sofrida pelos jornalistas da TV Gazeta Norte não representa um fato isolado, visto que outras agressões têm ocorrido no Espírito Santo, no Brasil e no mundo. Essas agressões não atingem apenas a categoria profissional dos jornalistas; elas se constituem em grave violação aos direitos de todos os cidadãos de serem informados sobre o que ocorre na sociedade.

O Sindijornalistas/ES lamenta o fato e exige apuração rigorosa por parte das autoridades competentes. Na próxima semana, a diretoria do sindicato vai se reunir com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e vai informar ao Ministério Público sobre o caso.

Vitória, 19 de janeiro de 2007

Sindicato dos Jornalistas do Estado do Espírito Santo (Sindijornalistas/ES)

13/08/2017 HOJE, O SITE OJORNALISTA COMPLETA 14 ANOS
26/12/2016 Programa na Rádio USP debate pejotização e estágio em Jornalismo
23/10/2016 Cineclube exibe filme sobre o bloqueio econômico a Cuba
23/07/2016 Chapa 1 vence eleições para a FENAJ
03/07/2016 Gazeta do Povo: STF suspende ações movidas por juízes
03/07/2016 Eleiçoes: Site Ojornalista apoia Chapa 1 - Sou FENAJ
12/06/2016 Paraná: chuva de processos contra jornalistas gera repúdio
06/06/2016 Tribunal dá reajuste de 9,8% para jornalistas de Pernambuco
12/05/2016 De bem intencionados, dizem que o inferno está cheio.
26/03/2016 Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia
www.ojornalista.com.br - Todos os direitos reservados 2003 - por NetMarketing Soluções